Dia D de vacinação contra a gripe mobiliza paraisenses

A idosa Edite Pereira Cardoso conhecida como dona Moça, de 78 anos, passou por uma dorzinha necessária e preventiva na manhã do último sábado, em Paraíso do Tocantins. Ela foi acompanhada de seu filho, para ser vacinada contra a gripe. Assim, como dona Moça, outros paraisenses participaram do Dia D da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

A intenção do Dia D é proteger o maior número de pessoas dos grupos prioritários e aumentar a cobertura de imunização. Na unidade Básica de Saúde “Gentil Costa”, ocorreu à programação oficial do dia “D”, que teve a participação do prefeito Moisés Avelino, da secretária municipal de Saúde Rosirene Leal, servidores da saúde e a comunidade. Também estiveram presentes na ação os vereadores Josefa Araújo, Whisllan Maciel, João Camargo, Paulo Cesar Diniz, Marcílio Pedreiro, Professor Deley Oliveira

Ficamos muito felizes em ter recebido a ação do Dia D de Vacinação contra a Influenza, e alertamos a população da importância de buscar as salas de vacina nas Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira, para se vacinar contra a gripe”, diz a enfermeira Poliana Oliveira.

A secretária municipal de Saúde Rosirene Leal relembrou que esta campanha teve início desde o início do mês, em todo o país e destacou de forma positiva o engajamento da equipe da saúde de Paraíso nesse trabalho de imunizar a comunidade.  “A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe”, disse.

Na ocasião a vereadora Josefa Araújo destacou comprometimento da gestão municipal com Paraíso. Por sua vez, o parlamentar Professor Deley falou da importância inclusão dos professores nesta campanha para serem imunizados, já que trabalham com muitas pessoas.

O prefeito Moisés Avelino, que também é médico, ressaltou que a vacina é importante contra a gripe e que a população deve procurar atendimento nas unidades. Ele enfatizou que o atendimento nas UBS tem mudado, estão com mais qualidade e humanizadas em seus serviços de saúde prestados a comunidade, e o resultado disto, é a diminuição das reclamações. “Agradecemos as equipes da saúde pelo trabalho desenvolvido e cada um é importante no que faz”, explica.

Público Alvo da Campanha Contra a Gripe

O público alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, população indígena, e os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

Documentos necessários para vacinar

·               Documento com foto;

·               Carteira de vacinação;

·               Trabalhadores de serviços de saúde devem apresentar também carteira profissional ou crachá que comprove sua atividade;

·               Doentes crônicos devem apresentar a carteira de vacinação verde, caso já a tenham, ou diagnóstico ou receituário que comprove a doença;

·               Professores das redes pública e privada devem apresentar também crachá ou folha de pagamento que comprove a atividade;

·               Outras pessoas que atuam em sala de aula devem apresentar crachá e/ou declaração da instituição em que atua).

FALE COM A PREFEITURA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: