Publicado em: 01/11/2018 ás 15:30:00 Autor: Cida de Sousa Fonte: Ascom

A equipe de multiprofissionais da carreta de prevenção do câncer do Hospital de Amor de Barretos esteve em Paraíso do Tocantins na quinta-feira, dia 1º, realizando exames gratuitos: preventivo Papanicolau para mulheres e o PSA, exame padrão que detecta alterações hormonais relacionadas ao câncer de próstata, para homens.

A unidade móvel atendeu na antiga feira coberta do Setor Pouso Alegre, região Sul de Paraíso. Foram beneficiados com a ação 90 usuários do SUS de Paraíso sendo que há a possibilidade de realizar uma consulta em Barretos caso seja detectada qualquer alteração no resultado dos exames. A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Paraíso e o Hospital de Amor de Barretos.

O prefeito Moisés Avelino acompanhou o início do trabalho prestado pela equipe e apontou qual a melhor medicina existente. “A melhor medicina que existe é a preventiva, aquela que tenta evitar ou diagnosticar a doença em seu início, quando há maior possibilidade de cura”. Moisés Avelino afirmou ainda que a presença da carreta no munícipio se faz importante não apenas pelos exames coletados, mas também por chamar a atenção da população a respeito da conscientização em relação aos tipos de câncer.  

Para o vice-prefeito Celso Morais a unidade móvel “é uma forma de incentivar a população a se cuidar ainda mais e evitar tratamentos mais complexos”.

Outubro Rosa e Novembro Azul

Em outubro, mês internacional de prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou sua equipe para atendimentos voltados exclusivamente às mulheres. Neste período foram realizados 600 exames preventivos a mais. “Nós conseguimos, dentro da programação do Outubro Rosa, implantar o Dia da Saúde da Mulher em todas as unidades básicas de Paraíso. Nesses atendimentos com horário diferenciado, a partir das 18 horas, conseguimos coletar 600 exames Papanicolau além dos que já são realizados em dias e horários normais de atendimento”, informou Rosirene Leal, secretária de Saúde.

Para a secretária a presença da carreta complementa positivamente o trabalho realizado pela SEMUS até então. Rosirene destacou ainda que agora, em novembro, as ações serão voltadas para o público masculino e terá como pauta a prevenção do câncer de próstata.

O assunto ainda é considerado um tabu mas já tem vencido a resistência de muitos homens. Abrão Gomes saiu do Setor Oeste para fazer o exame de próstata no Setor Pouso Alegre e deixou seu recado. “Os homens se importam menos com os cuidados da saúde, mas não deveria ser assim. Faço o exame todos os anos e hoje parabenizo a Prefeitura pela campanha e peço que, se possível, aconteça nos anos posteriores”.

Marcaram presença na ação a prefeita de Pugmil, dona Maria de Jesus, os vereadores Ataídes Rodrigues, Josefa Araújo e Vauro Zé Lampreia, a representante do Hospital de Amor em Paraíso, a empresária Raquel Ogawa, secretários municipais e equipe de multiprofissionais da Secretaria de Saúde.

Notícias relacionadas