Publicado em: 09/01/2018 ás 14:16:00

Crianças, jovens, adultos e idosos são atendidos, de segunda a sexta-feira, nos Centros de Referência de Assistência Social localizados nos setores Oeste e Pouso Alegre. Nestes locais acontecem, diariamente, atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer. “Dentro dos CRAS trabalhamos o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família -, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, escolinha de futsal, acompanhamento para famílias que recebem o Benefício da Prestação Continuada e, no CRAS do Pouso Alegre, funciona o atendimento do Cadastro Único”, especificou a secretária de Assistência Social e Habitação, Anna Paola Oliveira.

Além dos serviços mencionados, os CRAS dispõem de grupos de idosos, oficinas de artesanato, cursos de qualificação profissional, aulas de música e outras atividades que englobam todas as faixas etárias do público atendido.

Os Centros funcionam durante todo o ano, mesmo nos períodos de férias escolares, janeiro, julho e dezembro, neste período as inscrições podem ser feitas para  participar de uma ou mais atividades. De acordo com Anna Paola a equipe “é formada por facilitadores culturais e esportivos, psicólogos, assistentes sociais e outros. Todos profissionais competentes e preparados para atender com carinho e atenção”.

“De 2013 para cá os serviços do CRAS avançaram muito. Isso porque temos o apoio do prefeito Moisés Avelino que investe muito na área de assistência social”, afirmou Antônia Fonseca, coordenadora da unidade do Setor Oeste, inaugurada em julho de 2016 e mantida com recursos próprios do município.

Luciana é mãe de duas meninas que frequentam o CRAS no contra turno escolar. Para ela é um alívio “saber que suas filhas estão em segurança e aos cuidados de excelentes profissionais enquanto ela está no trabalho”.

O adolescente Pedro Lucas ficou sabendo do CRAS através de uma ação de divulgação em sua escola. A sua atividade favorita é a aula de música. Mas, ele também já participou de cursos de capacitação oferecidos em parceria com o SINE. “Eu gosto muito de estar aqui. O prefeito está de parabéns pelo incentivo que dá aos jovens”, finalizou Lucas.