Publicado em: 12/05/2018 ás 10:31:00

Durante este sábado, dia 12, acontece o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Em Paraíso do Tocantins, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando vacinas nas 9 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no horário das 8h às 17h, para atender o público alvo da campanha.

A abertura oficial dos trabalhos aconteceu na Unidade Básica de Saúde Clóvis Carneiro Campos, no Setor Vila Regina e contou com a Presença do Vice-Prefeito, Celso Morais, da Secretária de Saúde, Rosirene Leal e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ubiratan Carvalho, além da equipe técnica da Secretaria de Saúde e de usuários da UBS que foram se imunizar.

São contemplados com a imunização, que é válida por 1 ano, crianças de 6 meses a menos de 5 anos de idade; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter; pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema penitencial.

O Ministério da Saúde estabeleceu como meta para a campanha deste ano, imunizar 11.625 pessoas no município de Paraíso do Tocantins. Com início no dia 23 de abril, a campanha se estenderá até o dia 1 de junho, com vacinações em todas as UBS, como explica a Secretária de Saúde, Rosirene Leal. “É um período considerado longo, mas tem o objetivo de imunizar o maior número de pessoas, e após o “Dia D”, a vacina continuará a ser ofertada em todas as UBS, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem intervalo”, explica a secretária.

Na oportunidade, o Vice-Prefeito, Celso Morais, ressaltou a importância das pessoas, que fazem parte do público alvo, comparecerem nas Unidades e tomarem a vacina. “Convidamos as pessoas para virem e se imunizarem. Estamos neste sábado com a equipe da saúde mobilizada para esta ação, que é de grande importância, destaca.

Após a abertura, foi oferecido um café da manhã aos presentes que posteriormente receberam a vacina. A Senhora Maria Eugênia, que se enquadra no grupo prioritário de idosos, foi uma das primeiras a se imunizar no “Dia D” e aproveitou para reforçar o convite a outras pessoas. “Acho muito bom vir vacinar, pois evita que eu fique gripada e ajuda a ter mais saúde. Nos anos anteriores também vacinei e sempre funcionou, por isso eu falo aos conhecidos que é importante se vacinar contra a gripe”, enfatiza.

Influenza

Conhecida popularmente como gripe, a influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada por vírus e com alto nível de transmissão. Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza.

Também é indicado, além da vacinação, para evitar o vírus, lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

Texto: Fernando Rios / Fotos: Rogério Ramos

Notícias relacionadas