Publicado em: 05/07/2018 ás 20:52:00 Autor: Fernando Rios Fonte: Ascom

Foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 5, na Unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) de Paraíso do Tocantins uma Ludoteca para atendimentos especializados. O benefício foi recebido através de parceria entre a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e o Instituto Sabin.

A Cerimônia de Inauguração contou com as Presenças do Prefeito Moisés Avelino, da Secretária Municipal de Assistência Social, Anna Paola Oliveira e demais secretários da Administração Municipal, além de representantes da Câmara de Vereadores e do Conselho Tutelar. O Instituto Sabin esteve representado na oportunidade pela Analista de Projetos Sociais, Lian Carvalho, pela Representante Regional do Laboratório Sabin, Nayara Oliveira e pelo gestor institucional Pedro Paulo Damasceno e demais servidores.

A Ludoteca do CREAS é composta por jogos e recursos pedagógicos e lúdicos voltados a potencializar o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, que ajudam as vítimas a expressar sua visão e a interpretação dos fatos ocorridos, auxiliando os profissionais em seu trabalho.

De acordo com a Analista de Projetos Sociais do Instituto Sabin, Lian Carvalho, a Ludoteca auxilia no trabalho desenvolvido pelos profissionais. “A ludoteca conta com materiais que foram pensados por psicólogos e assistentes sociais para minimizar o impacto no atendimento de crianças, sendo uma ferramenta no trabalho que já é realizado pelas psicólogas”, informa.

Para o Prefeito Moisés Avelino, parcerias como esta são importantes para as ações sociais desenvolvidas. “Cada brinquedo desses aqui tem uma finalidade e o Instituto teve uma boa ideia de desenvolver este projeto e nós temos que agradecemos a eles por esta importante parceria”, destaca Avelino.

A Secretária Anna Paola Oliveira também agradeceu a parceria. “Ficamos felizes por esta parceria e por Paraíso ser beneficiado com este importante projeto, que será importante para o desenvolvimento deste, que é um trabalho delicado realizado pelo CREAS”, ressalta.

Projeto Ludoteca – Instituto Sabin

Criado em 2008, pelo Instituto Sabin, o Projeto tem como objetivo, proporcionar melhorias nos atendimentos voltados a crianças e adolescentes em situação de violência, maus tratos ou negligência. No Brasil são 94 destes espaços, espalhadas por 12 estados da Federação. Paraíso recebeu a 5ª Ludoteca do estado do Tocantins, as outras 4 estão na capital Palmas.

Texto: Fernando Rios / Fotos: Rogério Ramos

• social