Publicado em: 08/04/2018 ás 14:33:00 Autor: Fernando Rios Fonte: Ascom Prefeitura de Paraíso do Tocantins

Durante este sábado, dia 7, data em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde, aconteceu em Paraíso do Tocantins o “dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Nesta ação, todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, assim como a Academia de Saúde, situada no Setor Jardim Paulista, permaneceram abertas das 8h às 17h recebendo cães e gatos, com idade acima de 2 meses, para receberem a imunização.

A campanha, que teve início no dia 19 de março, prosseguirá até o dia 19 de abril, com vacinações na sede do Setor de Endemias, localizada na Unidade Básica de Saúde SESP (região central da cidade), de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Já quem mora na zona rural, receberá a visita de uma das equipes de vacinação na própria propriedade.

De acordo com o Superintendente de Administração da Secretaria Municipal de Saúde, Arllérico André, duas equipes foram destinadas para a campanha de vacinação na zona rural. “Nossas equipes estão percorrendo as propriedades rurais, desde o dia 26 de março”, afirma Arllérico, que informa ainda, que serão percorridas mais de 500 propriedades, entre fazendas e chácaras.

A meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde para Paraíso é de 7.088 animais. Para o superintendente, é de extrema importância que todos os cães e gatos sejam vacinados. “Nosso objetivo principal é erradicar essa doença, que é letal tanto nos animais, como nos seres humanos”, ressalta.

Raiva

A Raiva é uma zoonose causada por vírus da família Rhabdoviridae, que tem como principal reservatório os animais mamíferos. É uma doença infecto-contagiosa aguda e fatal, caracterizada principalmente com sinais nervosos de agressividade, paresia e paralisia, sendo considerada uma das mais graves zoonoses descritas, porém é prevenível através do uso da vacina (fonte: Secretaria de Estado da Saúde).

Texto: Fernando Rios / Fotos: Rogério Ramos

• vacinação