Publicado em: 10/08/2017 ás 20:21:00 Autor: Cida de Sousa

O prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, esteve na manhã desta quinta-feira, dia 10, no Centro de Convivência dos Idosos, setor Pouso Alegre, para acompanhar a rotina das participantes do Curso de Peças Íntimas. Moisés Avelino foi recebido com muita animação pelas aprendizes que relataram suas histórias e experiências com o Programa de Geração de Renda.

Depoimentos

Dona Maria Campos tem 67 anos e, nessas quase sete décadas de vida nunca havia costurado qualquer vestimenta em uma máquina de costuras. A oportunidade surgiu em julho quando a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, abriu vagas para o Curso de Conserto de Roupas. Dona Maria não perdeu tempo, fez a inscrição e está maravilhada com tudo o que aprendeu em tão pouco tempo.

A aposentada trouxe algumas peças de sua casa e fez os reparos necessários. Empolgada, ela acredita que o dinheiro que gastava nesse tipo de serviço já não gastará mais daqui pra frente. Além de elogiar a administração municipal pelo Programa de Geração de Renda, Maria Campos afirmou que quer fazer os próximos cursos oferecidos pela gestão do prefeito Moisés Avelino.

Maria da Conceição é participante assídua do Programa de Geração de Renda. É através dos conhecimentos adquiridos nesses cursos que ela tira a renda para o sustento da família. Maria já tem uma máquina de costuras em casa, entretanto não sabe usar. Com a participação nesse curso ela pretende fazer reparos para casa e também ofertar mais esse serviço para acréscimo na renda familiar.

Outro ponto importante do Programa de Geração de Renda é a socialização das mulheres. Muitas procuram a capacitação para se distraírem das atividades domésticas e trocarem experiências entre si. Floraci Pereira da Silva já trabalha com costura. O principal objetivo dela é socializar, porém isso não impede a aprendiz de aperfeiçoar seus conhecimentos. Ela afirma que tem aprendido novas técnicas com a instrutora do SENAC, contratada pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins para ministrar as aulas. Floraci resume o sentimento de todas as alunas em poucas palavras: “nós amamos participar deste curso aqui, o prefeito está de parabéns”.

Programa Geração de Renda

O Programa já atendeu, desde 2013, cerca de duas mil mulheres. Moisés Avelino acredita que até o final de 2020 esse número pode chegar a 5000 mil atendimentos. O prefeito garante que é satisfatório ver o envolvimento das participantes e, principalmente a atitude delas em comercializarem os produtos feitos por elas mesmas. “Como eu sempre digo; aqui nós ensinamos a pescar para que ninguém morra de fome na beira do rio”, finalizou o gestor.