Publicado em: 01/12/2017 ás 14:05:00

O prefeito Moisés Avelino participou na tarde de quarta-feira, dia 29, de programa alusivo ao Novembro Azul na Unidade Básica de Saúde Beatriz Medeiros, na Vila Chapadão. O Dia D da Saúde do Homem, promovido pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Saúde, visa o atendimento de homens em horário diferenciado, depois das 18 horas, para consultas médicas e de enfermagem, realização de exames, aferição de pressão arterial, atualização do cartão de vacinas e outros serviços.

O programa Dia D da Saúde do Homem foi instituído na gestão do prefeito Moisés Avelino e acontece mensalmente nas nove unidades básicas de saúde do município. Porém, durante o mês de novembro, de cada ano, é feita uma programação especial voltada para a sensibilização da prevenção e combate do câncer de próstata. Nesse período são realizadas palestras com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

De maneira descontraída Moisés Avelino deixou seu recado aos homens presentes. O prefeito, que também é formado em Medicina e, atuou como médico, lembrou aos presentes que não deve haver preconceito quando o assunto é a prevenção do câncer. “Além disso, hoje são realizados exames de sangue (PSA) para detectar problemas na próstata, sendo a necessidade do toque, um dos últimos recursos”, enfatizou o gestor.

Rosirene Leal, secretária de Saúde, destacou que a presença dos homens nas UBS’s, principalmente em novembro, mostra a crescente preocupação do público em cuidar da saúde e prevenir doenças. A secretária também se mostrou satisfeita com o empenho das equipes das unidades em prestar atendimentos nos horários diferenciados.

Estrutura das Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, na gestão do prefeito Moisés Avelino, ampliou e reformou as unidades básicas de saúde do município. A UBS Beatriz Medeiros, da Vila Chapadão, foi uma das últimas a serem reinaugurada em outubro de 2017. O senhor Domingo Silva, morador da Vila a 50 anos, exaltou a administração pela nova infraestrutura. “Só tenho a dizer que o prefeito Moisés Avelino está de parabéns por nos dar uma nova unidade de saúde. Ficou tão bonita que parece outra. E o atendimento aqui é muito bom. Não tenho do que reclamar. Meus exames estão todos em dia”.