Publicado em: 10/01/2018 ás 17:40:00

Comemorado em 06 de janeiro, o Dia dos Três Reis Magos ou da Folia de Reis é recontada, de modo particular, em cada região do Brasil, e, na cidade de Paraíso do Tocantins, não poderia ser diferente. Na última terça-feira, dia 09, o prefeito Moisés Avelino, o vice-prefeito/secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais acompanhado de sua esposa, Caroline Morais e toda equipe administrativa recepcionaram os foliões da tradicional Folia de Reis, na Praça Cultural José Ribeiro Torres.

O evento contou com a participação do Grupo Teatral Filhos do Altíssimo que usaram o pequi, o babaçu, o buriti e outros frutos do cerrado para representar os presentes ofertados ao menino Jesus. “Interpretada desta forma, a história da visita dos Magos retrata a realidade da nossa região”, explicou Carlos Brandão, curador do Museu Histórico João Batista de Brito.

A programação foi organizada pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação e Cultura – Diretoria de Cultura. A festividade passou a fazer parte da Agenda Cultural do Estado do Tocantins. “Esse é um passo importante na área cultural e no patrimônio histórico religioso do município”, afirmou Nora Maciel, diretora de Cultura.

Folião há 42 anos, Irai Cândido de Oliveira, chamou a atenção para a renovação do grupo, uma maneira de manter a tradição viva. “Nós estamos trazendo as crianças e jovens para participarem conosco porque estamos ficando meio de idade”, disse Irai, entre risos. A atuação do grupo chamou a atenção do Prefeito Moisés Avelino “ficamos feliz em ajudar a manter esta tradição e poder colaborar com o evento. Ver crianças e adolescentes participando nos deixa satisfeitos pela garantia que, no futuro, eles vão substituir os atuais”.

Logo após a celebração os foliões e todo o público presente foram recepcionados com um jantar servido nas dependências do Palácio da Cultura Cora Coralina.