Publicado em: 09/02/2018 ás 16:02:00

Devido ao período das chuvas e também de carnaval, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população para redobrar os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Nesse período, a gestão municipal pede que a população tenha atenção especialmente com relação à limpeza de terrenos e quintais, evitando deixar água parada, para que não haja a proliferação dos focos do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas que irão viajar no feriado prolongado, para municípios/estados onde há transmissão da febre amarela precisam estar imunizadas. A dose é indicada para crianças a partir de 9 meses de vida e pessoas até 60 anos. Idosos e gestantes devem ter orientação médica. Quem já se vacinou em algum momento na vida não precisa tomar nova dose.

Outro cuidado importante, destacado pela Saúde Municipal, é que a atuação da população ajude a eliminar os focos do Aedes aegypti e assim evitar a reprodução do mosquito e o aumento das doenças. Por isso, é importante não deixar recipientes abertos ou que possam acumular água, além de manter os quintais sempre limpos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, o maior desafio ainda é combater os focos nas residências, já que hoje o mosquito também se reproduz em águas sujas, como em entulhos e fossas. Nesse feriado, combata o Aedes Aegypti, pois extinguir ambientes favoráveis para a proliferação do inseto é uma responsabilidade compartilhada. É essencial destacar que cada cidadão deve cuidar da própria residência e esse trabalho deve ser diário.

Portanto a Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica solicita a comunidade que permita que os agentes de saúde entre nas residências.

 

 

Notícias relacionadas