Publicado em: 10/04/2018 ás 12:22:00 Autor: Ademir Rêgo Fonte: Ascom Prefeitura de Paraíso do Tocantins

No final da tarde desta segunda-feira, dia 9, a Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins, através do Projeto Técnico Social Paraíso dos Ipês elaborado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o SENAI, entregaram os certificados de conclusão do Curso de Informática Básica para 17 alunos residentes no Setor Paraíso dos Ipês, região Oeste desta cidade.

O curso teve início no dia 05 de Março, e encerrou nesta data (09/03), com carga horária de 60 horas, sendo 04 horas diárias das 14 às 18h. Dos 25 alunos inscritos, 17 concluíram, todos jovens por sinal e na maioria mulheres, cujo foi ministrado pela instrutora Jânia Ferreira, do SENAI.

Duas alunas chamaram à atenção neste curso: a única de maior idade, senhora Rita Maria Dantas, 72 anos, que desistiu no início por problemas de visão e a jovem Nilvânia da Silva, que mesmo morando no Paraíso dos Ipês, trabalha na cidade de Chapada de Areia, 35 km de Paraíso TO e jamais perdeu um dia de aula. A senhora Rita Maria Dantas não concluiu o curso de Informática, porém, participou do Curso de Ar Condicionado.

Um vídeo institucional produzido pelos próprios alunos tendo como fundo musical o Hino Campeão Vencedor foi exibido antes dos pronunciamentos das autoridades.

Jânia Ferreira

A instrutora Jânia Ferreira, falou do prazer em está ministrando cursos no SENAI Paraíso, mais pelo acolhimento que teve nesta cidade. Esse é o 14º curso ministrado pela professora, só nesta cidade. Contou da satisfação em trabalhar com um grupo tão jovem, que trouxeram um pouco de seus conhecimentos na área para se aprimorarem cada vez mais. “Aproveitem a oportunidade, pois esse momento é só de vocês”.

Jânia agradeceu ainda as colaboradoras Márcia Cristina Negreiros (Assistente Social de Habitação da Prefeitura), Raimunda Rodrigues Barros (Mundica) (Agente de Educação do SENAI), e Raquel Milhomem (Diretora de Habitação da Prefeitura), pelo convívio diário neste projeto.

Jânia Ferreira ainda quis ouvir o depoimento de algumas de suas alunas recém-certificadas.

Florinda dos Santos (Flor), falou da dificuldade inicial do curso, “como foi difícil no início, tudo era muito diferente, mas, graças a professora Jânia tudo foi se tornando mais fácil e prazeroso”.

Maria Eduarda Alves citou as dificuldades iniciais com o Excel e que agora vai aproveitar bastante o conhecimento adquirido e enriquecer o seu currículo com este Curso.

Lindaiane expressou, “A princípio estava meio perdida com tanta tecnologia nova, mal sabia entrar no computado, mas agora já faço muitas coisas, graças à professora Jânia”.

Sara foi outra que disse que não tinha se aprimorado, “Graças à competência da professora Jânia tudo ficou mais fácil”.

Elisângela emocionada, falou que se inscreveu no curso mais pelo seu filho adolescente e aproveitou para fazer novas amizades e que irá participar de novos cursos para enriquecer o seu conhecimento. “Desejo muita sorte a todos os concluintes.”

A Assistente Social de Habitação do Município, Márcia Cristina Negreiros disse que a realização deste Curso é uma longa história que vai desde a elaboração do projeto à sua finalização e que a Prefeitura em a parceria com o SENAI acertou na sua realização. Lamentou pelas evasões que deixaram de oportunizar outras pessoas, porque, afinal a carga horária tinha que ser cumprida de qualquer maneira. Dos sete que deixaram o curso apenas a senhora Rita Maria Dantas se eximia de culpa, mais por problemas físicos, “Ela foi contemplada com o Curso de Ar Condicionado que não requer tanto da sua visão”.

Desejou a todos muitos sucessos, “As portas do mercado estão abertas para todos vocês. Aproveitem essa oportunidade e façam a diferença.” Motivou. Lembrou que em 05 de junho novos cursos serão abertos e novos alunos serão inscritos pela Prefeitura/SENAI.

Que todos se mantivessem conectados para se encontrarem no Workshop em data ainda a ser confirmada pelos realizadores.

A aluna Nilvânia da Silva, também emocionada, falou que através do curso venceu inúmeras dificuldades que se apresentaram para ela, indo desde problemas em família, como a distância que tinha que percorrer todos os dias, 70 km diários para poder ir e vir e poder participar. Para ela Deus lhe deu esta oportunidade e agradecia a Ele por tê-la escolhida para participar e vencer e que por isso iria cantar um Hino como forma de agradecimento a Deus. Como de fato o fez.

Agradeceu ao SENAI e a Prefeitura pelo Curso e que por isso cantava para fazer a diferença e finalizou pedindo aos colegas que não desistissem dos seus sonhos.

Anna Paola Oliveira

Representando o prefeito Moisés Avelino (MDB), a secretária de assistência social e habitação, Ana Paola Oliveira, inicialmente justificou a ausência do Chefe do Poder Executivo, que na oportunidade atendia outros compromissos agendados anteriormente. Falou da alegria de ver concluído mais um curso profissionalizante pelo município, graças ao gestor Moisés Avelino para que todos tenham oportunidades e autonomias em suas vidas.

Lembrou que este já era o 16º Curso Profissionalizante ofertado pelo Município, só pela Assistência social e Habitação e que a parceria com o SENAI tem dado certo e continuará nesta Gestão. Não só com o SENAI como também com o SENAC, pela qualidade que ambos oferecem.

“Processos de licitação de novos cursos estão em andamento. O prefeito se preocupa com a geração de renda e a qualificação do profissional, além da independência dos concluintes que terão outras oportunidades de se manterem no mercado de trabalho.”

Lembrou que a conclusão deste curso enriquecerá o currículo do participante no campo profissional. “Recentemente outras 47 pessoas concluíram este mesmo curso pela parceria Prefeitura e SENAI.”

Para os jovens do Paraíso dos Ipês disse, Nada caiu do céu, nem as casas no Setor nem os cursos ofertados, por trás de tudo isso há uma equipe trabalhando incansavelmente para que tudo pudesse acontecer, por isto agradeço à equipe e ao prefeito Moisés Avelino.”

Ressaltou ainda, “Muitas são as pessoas que procuram por novos cursos, por isto, mantenham a persistência. Corram atrás dos seus sonhos. Se espelhem nos depoimentos das pessoas que concluem estes cursos e que hoje tem vida própria em Paraíso do Tocantins”. Disse a Secretária.

Quem também acompanhou a entrega dos certificados foi a secretária do SENAI Paraíso, Mercirene Teles.

Texto: Ademir Rêgo / Fotos: Rogério Ramos

  • Tags:
  • curso
Notícias relacionadas