Publicado em: 10/10/2018 ás 17:06:00 Autor: Fernando Rios Fonte: Ascom

Na última terça-feira, dia 9, foi realizado no Auditório do IGEPREV, em Palmas, a 6ª edição do Workshop do ICMS Ecológico. O evento foi promovido Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e contou com a participação de representantes de 23 municípios da região central do Estado do Tocantins e alguns da região sul e do Bico do Papagaio. Paraíso do Tocantins foi representado na oportunidade pela Diretora Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Patricia Nascimento e o Coordenador Marcelo Souza.

Durante o Workshop foi tratado sobre a importância dos municípios alcançarem mais recursos do ICMS Ecológico e de implementarem importantes ações ambientais.

Para a Diretora Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Patricia Nascimento, o evento contribuiu para maiores informações sobre o benefício. “O Workshop nos proporcionou maiores esclarecimentos, informações para melhorar e implementar ainda mais ações, que permitam melhorias para qualidade de vida de nossa população”, pontua.

A Diretora também destacou os trabalhos da gestão municipal em prol do Meio Ambiente. “Em Paraíso temos todo o apoio do Prefeito Moisés Avelino e do Vice-prefeito e nosso Secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais, quando se trata da recuperação e manutenção da qualidade ambiental. São poucos os tópicos em que não pontuamos, tal como o quesito de Reserva Indígena, pois não possuímos nenhuma no município”, explica a Diretora.

ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico é um recurso financeiro repassado aos municípios. Para ter acesso ao mesmo, o gestor municipal deve preencher um questionário de ações realizadas durante o ano anterior e comprovar a realização das mesmas.

Com o recurso, o município poderá investir em ações na área de educação ambiental, de controle e combate às queimadas, de apoio a unidades de conservação e terras indígenas, de saneamento básico e de conservação do solo.

• meio ambiente