Publicado em: 01/12/2017 ás 16:19:00

Entre os dias 27 de novembro a 01 de dezembro, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou várias atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de IST/AIDS, Tauge Marione, a programação foi contemplada com atividades educativas, distribuição de preservativos, orientações, realização de testes rápidos para HIV/Hepatite B e C/Sífilis. Os locais assistidos foram Unidades Básicas de Saúde, Policlínica, empresa privada e órgãos públicos.

A secretária municipal de Saúde, Rosirene Leal, lembra que essa data, destaca o esforço mundial da luta contra a AIDS. “Com estas ações desenvolvidas no nosso município, visamos primeiramente levar informação, trocar experiências, criar o espírito de tolerância social a comunidade, além do acesso a um atendimento humanizado para aqueles que vivem com HIV”, explica.

Rosirene Leal, enfatiza que essa semana de sensibilização em relação vírus da AIDS, foi produtiva e alcançou o objetivo proposto. “A informação chegou a nosso público alvo, nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínica e outros estabelecimentos do nosso município, isto, graças a equipe da Semus que é uniforme e comprometida com a saúde preventiva”, finalizou.

Prevenção – O preservativo (camisinha) é o método mais eficaz contraceptivo e para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e sífilis. Para ter acesso aos preservativos de forma gratuita, o usuário deve procurar os serviços da rede municipal de saúde.