Publicado em: 10/11/2017 ás 14:33:00

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o Dia do Homem especial Novembro Azul. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão promovendo atendimento com horário diferenciado, das 18 às 21 horas, entre os dias 08 e 09, com serviços de consulta médica, consulta de enfermagem, realização de palestras e exame de sangue PSA (responsável por detectar o câncer de próstata).

A campanha Novembro Azul é realizada mundialmente para alertar e conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A secretária de Saúde, Rosirene Leal, percorreu, nos dias 08 e 09, as UBS do município para acompanhar o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde.

De acordo com a secretária, Rosirene Leal, essa é “apenas uma das ações que serão realizadas em alusão ao Novembro Azul e que o primeiro saldo tem sido positivo pela quantidade massiva de homens que aderiram ao movimento de prevenção e combate ao câncer de próstata”.

Na UBS Moacyr da Paixão, no setor Santa Clara, região Sul, o atendimento com horário diferenciado atraiu dezenas de usuários do SUS. A enfermeira Iara Bianca, coordenadora da Unidade, destacou a relevância de oferecer uma opção a mais de horário. “A grande maioria dos homens atendidos aqui trabalham em frigoríficos e empresas da região e este horário de atendimento facilita a procura deles pelos serviços de saúde e prevenção”.

Cleudes Caetano de Sousa, que recebeu o atendimento na UBS Clóvis Carneiro Campos, setor Vila Regina, teve as expectativas superadas. Em suas palavras, destacou que “não esperava ser recebido com palestras, carregadas de informação, e até lanche, que foi servido pela equipe da Unidade”. Contrariando o senso comum de que homem tem resistência em visitar o médico com regularidade, Cleudes não perde suas consultas de rotina e garante melhor desempenho no quesito prevenção de doenças.