Publicado em: 15/05/2018 ás 15:45:00 Autor: Fernando Rios Fonte: Ascom Prefeitura de Paraíso do Tocantins

O Vice-Prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, participou na manhã desta terça-feira, dia 15, da Sessão Solene, realizada pela Câmara Municipal, em homenagem a Semana dos Defensores Públicos. A Sessão, que teve início às 9h, foi presidida pelo Presidente da Câmara, Vereador Professor Deley (PSC) e contou com a participação dos vereadores e de representantes do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Paraíso.

Na ocasião, a Diretora do Núcleo Regional, Ítala Graciela Leal de Oliveira, foi representada pela Defensora Pública Isakyane Ribeiro de Brito, acompanhada pela Defensora Arlete Kelen Muniz e servidores da instituição. O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Major Abner Alves e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ubiratan Carvalho, também prestigiaram a Sessão.

Celso Morais, que na solenidade representou o Prefeito Moisés Avelino, enfatizou que a homenagem foi justa, pois demonstra um sentimento de reconhecimento da sociedade a estes profissionais. “Quero parabenizar a Câmara pela homenagem e a todos os Defensores Públicos, pois desenvolvem um trabalho de bastante relevância, estando sempre empenhados em defender as pessoas que muitas vezes não tem as condições financeiras de contratar um advogado e buscam este serviço”, destaca o vice-prefeito.

Dia do Defensor Público

Celebrado no dia 19 de maio, o Dia do Defensor Público faz referência ao Santo Ivo de Kermartin, que é o padroeiro dos advogados, juízes e escrivães, sendo lembrado por se dedicar à defesa dos pobres, órfãos, viúvas, dentre outros. A data foi instituída pelo decreto de lei nº 10.448, de 2002. No entanto, as comemorações do Dia do Defensor Público são feitas desde 1983.

• solenidade