Município de Paraíso do Tocantins lança campanha contra o abuso e exploração sexual de menores

Fonte: Ascom Prefeitura de Paraíso

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Assistência Social, através do CREAS, lançou nesta quinta-feira, dia 18, a Campanha Rompendo o Silêncio que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O lançamento aconteceu no Teatro Cora Coralina e contou com a presença do prefeito Moisés Avelino, do vice-prefeito, Celso Morais, secretários municipais, vereadores, diretores de entidades, educadores, conselheiros tutelares, profissionais da saúde e comunidade civil.

O lançamento da campanha formaliza as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano já que a Secretaria de Assistência Social e Habitação trabalha com a prevenção de abusos e exploração de crianças e adolescentes durante todo o ano. “Nosso grande desafio são os abusos que acontecem dentro da própria família. Porque muitas vezes esses casos ficam impunes por conivência familiar, informou a secretária da pasta, Anna Paola Oliveira.

Para abordar o tema a Secretaria de Assistência Social contou com o apoio do Serviço de Atenção Especializada à Criança em Situação de Violência (SAVI) do Hospital Infantil de Palmas e também com a participação da equipe do SAVIS do Hospital Regional de Paraíso.

A coordenadora do SAVI, Rosivânia Tosta, definiu como violência toda a violação dos direitos e o uso da força ou poder contra uma criança, adolescente ou qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade. “A violência pode ser um abuso físico, sexual, negligência ou até mesmo omissão”. Para a psicóloga e palestrante os casos de abuso sexual são os mais preocupantes e, mesmo com poucas denúncias, em 2016 foram registrados 100 casos somente na capital.

Dona Sônia Murça, diretora da casa do Caminho Raquel Murça, localizada no Setor Pouso Alegre, acredita que o debate sobre a violência e abuso de menores é de suma importância para a sociedade. Ela atende, entre outros grupos, mulheres grávidas, e já chegou na Casa meninas grávidas do próprio pai. Para dona Sônia essas situações “cortam” o coração por isso busca fazer sua parte como cidadã e coordenadora de instituição assistencial.

Moisés Avelino, prefeito de Paraíso do Tocantins, enfatizou que é preciso denunciar todo e qualquer tipo de caso de violência. O gestor acrescentou ainda que em Paraíso a campanha acontece nos 365 dias do ano. Desde 2013 o município realiza ações sistemáticas também para prevenir os casos de abusos, como a manutenção do CRAS, Conselho Tutelar, palestras em escolas e unidades de saúde e também blitz educativas.

Texto: Cida de Sousa | Fotos: Rogério Ramos

FALE COM A PREFEITURA