Rompendo o Silêncio é o tema da Campanha Contra Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes em 2017

Fonte: Ascom Prefeitura de Paraíso

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, através do CREAS, fará lançamento, no dia 18, da campanha anual de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A programação acontece no auditório do Teatro Cora Coralina a partir das 8h da manhã.

“O intuito é fazer com que as escolas, as famílias, os profissionais de saúde, bem como a sociedade civil, observem nossas crianças e sejam a voz de quem não consegue pedir socorro”, pontuou a psicóloga Cleusiene Lima.

Outro ponto importante da campanha 2017 é levar à sociedade conhecimento sobre as providências a serem tomadas em casos onde há suspeita de violência sexual. “Neste ano fizemos parceria com o SAVI (Serviço de Atendimento à Vítima Infantil) do Hospital Infantil de Palmas e Hospital Regional de Paraiso, que explanarão sobre os procedimentos e atendimentos a tais vítimas e familiares, afirmou Ana Paula Bessa, assistente social.

Origem do Dia 18 de Maio

De acordo com a psicóloga Cleusiene Lima a data é lembrada em decorrência da trágica história de Araceli Santos. Uma garota residente em Vitória, Espírito Santo, que foi sequestrada, espancada e violentada por agressores que ficaram impunes. O fato, ocorrido em 18 de maio 1973, causou comoção nacional e até hoje é lembrado como “Caso Araceli”.

“No Brasil a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e a Prefeitura de Paraíso do Tocantins tem sensibilizado e mobilizado a sociedade para o enfrentamento desse mal”, finalizou Cleusiene.

Texto: Cida de Sousa | Imagens: CREAS

FALE COM A PREFEITURA