Vacinação contra gripe começou nesta segunda, informa SEMUS

Fonte: Ascom Prefeitura de Paraíso

Começou nesta segunda-feira, dia 17, a campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, que provoca a gripe. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município para as pessoas que fazem parte do público-alvo. “Essa vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde e pessoas com doenças especiais, como problemas no coração e diabetes”, informou a diretora de Vigilância em Saúde, Dra. Ana Cristina Gomes.

Neste ano a grande novidade do Ministério da Saúde é que a vacina está disponível para professores das redes pública e privada de ensino. Em 13 de maio acontece a mobilização nacional desta campanha, porém os interessados podem procurar uma UBS, no horário de vacinação, até 26 de maio.

Salas de Vacinação

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Saúde, mantém em todas as unidades básicas uma Sala de Vacinação. “Os números de atendimento diário são variáveis e podem chegar até a 100 pessoas em períodos de campanha ou em casos especiais, como nestes últimos meses que a febre amarela está em alta”, afirmou Ana Cristina.

É através das vacinas é que são desenvolvidos os anticorpos que vão defender o organismo dos vírus e bactérias ativos das doenças “e é por meio delas que algumas doenças foram erradicadas do Brasil, tais como a paralisia infantil”, pontuou a diretora. Tanto adolescentes quanto jovens e adultos devem manter o cartão de vacinação atualizado.

As salas de vacina, em Paraíso, funcionam de segunda a sexta-feira das 07 às 13 horas. Quem for se vacinar, ou tomar reforço, deve levar o Cartão até a UBS mais próxima de sua casa.

Texto: Cida de Sousa | Foto: Ascom Prefeitura de Paraíso do Tocantins

FALE COM A PREFEITURA