Paraíso do Tocantins possui diversas opções de Turismo, tendo maior força o Turismo de Negócios e Eventos.
- Igreja Matriz São José Operário
- Exposição Agropecuária (ExpoBrasil Tocantins)
Em Junho/2014 será realizada a 19ª ExpoBrasil, sendo a mesma considerada a maior feira agropecuária do Estado do Tocantins e uma das melhores do norte do pais. A feira é uma realização do Sindicato Rural de Paraíso.
- Feneva - Feira de Negócios do Vale do Araguaia
- Fenepa - Feira de Negócios de Paraíso
A FENEVA/FENEPA é uma das melhores feiras de negócios do estado, unindo cultura, diversão, entretenimento e ótimas oportunidades de negócios.
- Festa Pro Dia Nascer Feliz
Uma das mais tradicionais festas do Estado, a mesma surgiu em Paraíso ainda na década de 90 e existe até hoje. O sucesso da mesma foi tanto que Palmas e Gurupi realizam, anualmente, uma edição da mesma.
- Rotary e Rotaract Club de Paraíso do Tocantins (D.4530)
Paraíso possui um Rotary Club ativo e prestativo a comunidade local. Além da força do Rotary no Estado, o mesmo apadrinha a Casa da Amizade, formada por Senhoras de Rotarianos e o Rotaract Club, sendo este o único que exerce atividades no Distrito 4530/Rotary International.
Serra do Estrondo
A cidade de Paraíso com certeza é privilegiada com a serra pois, embeleza , encanta e atrai turistas. A serra também têm suas atribuições culturais para a população paraisense, pois ela é sinônimo de fé e peregrinação durante a Semana Santa.
- Turismo Religioso durante a Semana Santa
A peregrinação à Serra do Estrondo começou em janeiro de 1960, através do Sr. Firmino Mendes, que foi pagar uma promessa e para isso construiu uma cruz de madeira e a fixou no local onde hoje existe a capelinha, mas esta cruz foi queimada por um raio que a atingiu. Depois disso as pessoas começaram a subir a serra na época da semana santa, mas somente a partir da década de 80 é que esta prática se acentuou mais e mais. Atualmente a tradição está mais forte do que nunca. De 1996 a 2004 a encenação da "Paixão e Morte de Cristo" era feita com os atores utilizando a trilha da serra para representarem a peça, mas a partir de 2005 esta encenação passou a ser feita no centro da cidade. No entanto a peregrinação de fiéis continua firme e forte na madrugada da quinta para sexta-feira na semana santa, inclusive tem atraído pessoas de outras cidades do Tocantins.