Publicado em: 06/04/2021 ás 10:25:00 Autor: Fernando Rios Fonte: Ascom
Crédito de foto: Lukas Silva

Foi lançado na manhã desta terça-feira, dia 6, no alto da Serra do Estrondo, principal cartão postal de Paraíso do Tocantins, o projeto Colorindo Paraíso, que é promovido pela Cooperativa de Crédito Sicoob Tocantins, em parceria com a gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo. A ação tem como objetivo o plantio de 200 mudas de Ipê Amarelo, árvore símbolo da cidade.

O lançamento do projeto, que contou com o plantio de 15 mudas na Serra do Estrondo, contou com as presenças da Vice-Prefeita Raquel Ogawa, na oportunidade representando o Prefeito Celso Morais; do Presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes; da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Patricia Nascimento; do Diretor Administrativo do Sicoob, Júlio Cesar Galvão; da Gerente da Agência de Paraíso, Patrícia Feitosa; do Diretor de Meio Ambiente do Município, Josué Lobo; da Ex-vereadora, Neuza Helena Inácia Rua; dentre outros.

O projeto é parte das ações do Dia de Cooperar (Dia C) e representa um dos princípios do cooperativismo, o interesse pela comunidade. O Dia C é uma iniciativa das cooperativas brasileiras, que acontece anualmente, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a campanha ocorre.

A muda escolhida para o plantio, o Ipê Amarelo, é a árvore símbolo do município. Para a ex-vereadora Neuza Helena Inácia Rua, autora da lei municipal, que completa 20 anos, o projeto é importante para a preservação do meio ambiente e a identidade do município. “Hoje completa 20 anos do projeto de lei, que tem como co-autor o Engenheiro Civil Cléber Moraes, e foi sancionada pelo então Prefeito Hider Alencar. Fico muito feliz deste projeto continuar a ter essa repercussão e o Ipê Amarelo continuar embelezando nossa cidade”, destaca.

De acordo com a Secretária Patricia Nascimento, o Colorir Paraíso é um projeto que trará resultados relevantes. “Hoje estamos plantando 15 mudas e através desta parceria chegaremos ao número de 200 em Paraíso, e com cuidado e preservação, nossa cidade ficará mais bonita e colorida”.

Gilberto Moraes também comentou sobre a importância do projeto. “O projeto faz parte de um de nossos princípios, que é o interesse pela comunidade e o SICOOB está sempre abraçando grandes projetos como este”, enfatiza.

Também fez parte da celebração dos 20 anos da árvore símbolo de Paraíso, a parceria com a Paróquia São José Operário, onde serão plantados ipês aos arredores da Igreja Matriz.

Além deste projeto, a Prefeitura de Paraíso, desenvolve outras ações ambientais, como plantio e doação de mudas; recolhimento de pilhas e baterias; recolhimento de óleo vegetal usado e recolhimento de pneus inservíveis.

• meio ambiente