Publicado em: 10/06/2021 ás 08:34:00 Autor: Cida de Sousa Fonte: Ascom

A secretária municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Patrícia Nascimento, e o engenheiro ambiental Thalles Delano, participaram na quarta-feira, dia 09, de capacitação sobre a Renovação do Protocolo do Fogo. O evento online foi promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

De acordo com Patrícia Nascimento o foco do treinamento “foi a estratégia de prevenção de combates aos incêndios florestais no Estado do Tocantins”. Uma vez capacitados os municípios podem ser beneficiados com mais recursos no ICMS Ecológico, que repassa anualmente os valores destinados ao combate de incêndios.

O Protocolo do Fogo “é uma ação conjunta, desenvolvida através de acordos firmados com as prefeituras, órgãos governamentais e não governamentais, escolas, produtores rurais e representantes da sociedade, em um compromisso voluntário de contribuir com a redução de queimadas nos municípios que causam danos à saúde e ao meio ambiente”, definiu Patrícia Nascimento.

O envolvimento da população e da gestão é de suma importância para a realização das ações. “Quero frisar o comprometimento do prefeito Celso Morais com as ações ambientais em nosso município, bem como da população e do Corpo de Bombeiros que estão sempre atuando no combate a queimadas, principalmente nesse período de estiagem”, finalizou a secretária da SEMACTUR.