Após Maratona de Inscrições, aulas dos cursos de Qualificação Profissional começam em Paraíso

Mais de 300 pessoas serão qualificadas através do Programa Qualifica Paraíso, neste primeiro semestre de 2024

13 de Abril de 2024

Por: Carol Azevedo

Data: 13 de Abril de 2024

Autor: Carol Azevedo

Legenda: Divulgação
Autor da Foto: Divulgação

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SIC) em parceria com o SENAI, realiza diversos cursos de qualificação profissional para a população, de forma gratuita. Neste primeiro semestre, mais de 300 vagas foram abertas em mais de 15 cursos, e para facilitar o processo de inscrição, a Prefeitura realizou uma Maratona de Inscrições na feira coberta, onde 90% das vagas foram preenchidas.

Na sede do Senai, diversos cursos já foram iniciados, como o de Assistente administrativo, NR 10 Básico em segurança e Instalações e serviços com eletricidade, Informática básica e Eletricista de instalações prediais. A agente de educação do SENAI, Monielle Coelho, fala sobre o andamento dos cursos: “Os alunos estão muito felizes com a parceria entre o Senai e a prefeitura de Paraíso, pois eles visualizam os cursos como uma oportunidade de crescimento profissional. É sempre importante focar porque o mercado de trabalho é competitivo, exigente e nós enquanto senai estamos aqui para poder fortalecer esse vínculo entre a comunidade e a prefeitura”

O Qualifica Paraíso conta ainda com a parceria da Paróquia São José Operário, que cedeu a comunidade São Bento no Setor Jardim Paulista, para que os cursos de Corte e Costura pudessem ser realizados. Graças a isso, foi possível facilitar o acesso dos interessados aos cursos oferecidos pela gestão municipal, conforme relata o aluno Antônio Marques: “Eu já venho tentando fazer esse curso há bastante tempo, mas lá no Senai não estava fechando a turma, pois muita gente não tem condições financeiras de ir até lá. Agora, com essa parceria da prefeitura, trazendo esse curso aqui para a paróquia, conseguimos fechar a turma com quase 20 alunas, então está sendo excelente.”

O Coordenador de qualificação profissional de Paraíso, Joadson Rosário, fala sobre os bons resultados após a realização da maratona de inscrições: “Nós obtivemos uma adesão significativa de alunos, provando a credibilidade do projeto de qualificação da gestão. Já estamos com alguns cursos sendo ministrados no Senai de Paraíso e teremos mais cursos com início neste de abril também.”

Para a Secretária Municipal de Indústria e Comércio, Juliana Martins: “O programa Qualifica Paraíso, traz contribuição aos indivíduos qualificados e têm capacidade de contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da comunidade. Eles podem trazer inovação, liderança e expertise além da competitividade no mercado de trabalho, oportunidades de emprego, melhorias da qualidade do trabalho e desenvolvimento pessoal para resolver desafios locais e regionais.